Faz parte da transformação digital a migração para a nuvem das empresas. Essa é uma ferramenta que atende alguns dos principais desafios desse recurso. Isso porque, esse é um processo das empresas, que fazem ponte entre o legado da cultura analógica, com a transformação digital.
De fato, a nuvem é uma tecnologia que não age sozinha. Além do armazenamento, que é muito lembrado, quando falamos no assunto, ela agrega à infraestrutura de TI uma série de soluções que vão além.
Por isso, essa matéria vai te mostrar que o investimento em migração para a nuvem será o ponto chave, para sua empresa alcançar o sucesso. Continue a leitura e entenda!
O que é a migração para a nuvem?
A nuvem é a tecnologia que transfere toda ou boa parte da infraestrutura de TI de uma empresa, para um espaço online. Então, depende do porte da empresa e das necessidades do negócio, fazer a migração, de acordo com a demanda.
Essa solução se tornou ainda mais conhecida, quando o home office se tornou mais popular, a partir dos novos hábitos de trabalho causados pela pandemia.
A nuvem, portanto, elimina a necessidade de manter, na empresa, os servidores físicos. Por isso, os usuários da rede ficam livres da obrigação de ter a conexão fixa com a rede. Isso porque, essa tecnologia permite o acesso de qualquer lugar, remoto ou nas estações de trabalho da empresa, através de computadores ou outros aparelhos.
Além disso, a nuvem comporta os sistemas, documentos e todos os demais aplicativos e softwares que os usuários precisam, para cumprir suas tarefas. A nuvem elimina, ainda, a necessidade de download desses ativos, que podem ser acessados do próprio navegador.
Algumas empresas já possuem como base, a nuvem. Pois, permite o consumo de algumas informações e dados, sem a necessidade de download. Por exemplo, os famosos aplicativos de streaming de vídeos, músicas, filmes, entre outros.
Por que a migração para a nuvem impacta no sucesso da empresa?
Como citamos acima, a nuvem é uma solução que permite a execução de aplicativos, programas e softwares com acesso direto no navegador, em ambiente virtual. Isso porque, ela possui toda a infraestrutura necessária para seu negócio, que fica sob a responsabilidade do provedor.
Por isso, a nuvem se tornou um verdadeiro estilo de computação. Pois, apresenta recursos de TI escaláveis e elásticos.
A nuvem deixou de ser uma tendência, para se tornar o maior sinônimo de computação para as empresas. É uma solução que integra o senso comum e, por isso, se tornou parte do entendimento dos usuários.
Sendo assim, a migração para a nuvem é um passo muito importante, rumo à maturidade digital. Porque é um meio viável e acessível, para otimizar, acelerar e automatizar os processos da empresa.
Por que investir na migração para a nuvem?
A nuvem é uma solução cada vez mais acessível, e com um alto custo-benefício para as empresas. Pois, trazem uma série de benefícios, destacando seu negócio no mercado. Confira abaixo as principais vantagens:
Redução dos custos
Por eliminar a exigência de uma estrutura física, a nuvem reduz as famosas preocupações com infraestrutura. Por ser uma tecnologia totalmente flexível, o pagamento é feito de acordo com o espaço usado.
Ou seja, você pagará apenas o que usar. A facilidade na gestão e nas configurações, também são outro ponto de economia, reduzindo os gastos totais com a TI.
Compartilhamento colaborativo
Com a facilidade de uso por parte dos usuários de rede, torna-se muito mais fácil as ações, como: os acessos, edição e compartilhamento de documentos.
Por isso, essa facilidade de acesso permite que os usuários tenham mais agilidade nas atualizações em tempo real, para tornar mais eficiente a visibilidade total dos fluxos de trabalho.
Flexibilidade e escalabilidade
Se a sua empresa tem projetos de expansão, é crucial dizer que a migração para a nuvem é um passo fundamental. Isso porque, ela atende com perfeição as demandas crescentes ou flutuantes da infraestrutura e da banda.
A nuvem acompanha todos os movimentos de aumento de um negócio. Pois, possibilita o aumento de sua capacidade em poucos cliques, entrando em contato direto com o provedor.
O mesmo acontece, quando é necessário reduzir a escala. Por algum motivo, essa flexibilidade também está inclusa no serviço, sendo uma grande vantagem contra os concorrentes.
Mais mobilidade para os usuários
O trabalho remoto virou uma realidade em todas as empresas. Por isso, a computação em nuvem é a solução ideal para suprir essa necessidade.
Por ser acessível de qualquer dispositivo que tenha conexão com a internet, seja desktop, tablet, notebook, smartphone, entre outros, a nuvem torna real a produtividade completa, de qualquer localização.
Assim, a principal vantagem é o conforto e a flexibilidade de trabalho, sem comprometer os resultados.
Mais segurança de dados
O provedor de nuvem, de modo geral, fornece o SaaS, uma pilha tecnológica altamente uniforme, com instalações muito mais seguras, quando comparada à infraestrutura física da empresa.
Por contar com criptografia e firewall, por exemplo, o provedor ainda oferece uma equipe especialista em segurança da informação, para que sempre atualizem as melhores práticas de dados mais seguros.
Ou seja, o SaaS é uma solução mais protegida, quando o assunto é seguro sobre roubo de dados, por exemplo.
Rápida recuperação sobre desastres
Existe uma recomendação muito forte para empresas de todos os tamanhos e setores, sobre as medidas de recuperação dos dados, em casos de possíveis desastres na infraestrutura de TI.
Que podem ser, tanto os acidentes e incidentes, como incêndios, enchentes etc., quanto à invasão de rede e o roubo de dados.
O backup, disponível a partir da computação em nuvem, por exemplo, é uma solução muito viável sobre a recuperação da rede. Assim, isso é feito de forma ágil e sem precisar de mais aplicações e investimentos.
Se você chegou até aqui, já deve saber que a migração para a nuvem é o único caminho para sua empresa alcançar o sucesso, não é mesmo? Quer saber mais? Em nosso blog, temos uma série de matérias sobre a tecnologia em nuvem, para você entender tudo a respeito.