Um dos temas mais atuais do mundo empreendedor, é sobre a maturidade digital. É muito comum se deparar com esse assunto, pois, a digitalização das empresas é, sobretudo, a chave para o sucesso e longevidade do negócio.
Por isso, é possível que você esteja se deparando com esse assunto, com muita frequência. Mesmo porque, o avanço das tecnologias e soluções para os negócios têm se tornado, cada vez mais, algo que acelera a transformação das empresas.
A segurança da informação, a gestão de dados e a disponibilidade dos sistemas e dados são alguns dos pontos que, no geral, já foram digitalizados.
Mas, por que digitalizar os processos da sua empresa? Entenda o que é, como funciona e os principais benefícios dessa novidade, nessa matéria. Boa leitura!
O que é maturidade digital?
Trata-se do resultado da transformação digital que um negócio passa. Ou seja, a partir do momento que as empresas inserem, em suas rotinas de trabalho, soluções tecnológicas, elas já fazem toda a diferença no seu nível de maturidade. Ao longo desse texto, vamos falar com mais detalhes sobre cada um dos níveis.
Mas, para que isso seja possível, de fato, a solução deve estar em total uso na rotina e integrada com outras soluções.
Sobre os níveis de maturidade digital
Essa é uma escala composta por 5 níveis. Através deles, é possível mensurar e definir qual é o patamar digital que a empresa está, e o que falta para avançar a um nível mais alto.
1º Nível
É o estágio em que a empresa já sabe sobre a transformação digital, no entanto, ainda não a colocou em prática. Por isso, mantém os processos nos formatos antigos, sem investir em soluções mais tecnológicas.
Ainda assim, pode ser o momento em que as empresas adotam apenas a digitalização dos documentos, para facilitar o armazenamento dos dados. Mas, não por segurança da informação, ou outras preocupações mais profundas.
A maioria das empresas está nesse nível e uma característica que se tem em comum, portanto, é que não há preocupação com a mudança, de fato. Sendo que, a única intenção delas, é aumentar a velocidade das tarefas.
Manter-se nesse nível pode ser perigoso, pois, abre espaço para que os concorrentes em níveis mais altos se sobressaiam perante o mercado.
2º Nível
Nessa etapa, as poucas mudanças adotadas no 1º nível são, de fato, formalizadas. Mas, por estarem em um estágio mais adiantado, essas soluções tecnológicas já avançadas podem ser usadas como a base da automação tecnológica interna.
Uma característica muito forte dessa etapa é que, na maior parte dos casos, as empresas chegam até aqui por pressão dos concorrentes, que estão se destacando no mercado.
3º Nível
Já no terceiro nível, a inovação começa a fazer parte da cultura organizacional. Isso significa que, esse é o ponto em que a tecnologia participa da estratégia do negócio.
Assim sendo, é comum que os usuários de rede se tornem mais colaborativos. Com isso, as mudanças se tornam muito mais assertivas e profundas.
É ainda nesse nível, que as empresas começam a planejar o processo de transformação digital com mais clareza e, define então, quem serão os responsáveis por cada etapa da implantação, os investimentos necessários para cada uma das áreas, entre outros.
4º Nível
Ao atingir o nível 4 de maturidade digital, certamente, toda a empresa já estará trabalhando com base na tecnologia e na inovação.
Por outro lado, existe um número muito grande de empresas que já surgem diretamente nesse nível. Podemos citar, como principais exemplos: Uber, iFood e Airbnb, entre outras grandes empresas que são montadas com base nesse modelo altamente tecnológico.
E, como você deve imaginar, existem outras empresas que se desenvolvem, com o passar do tempo, rumo a esse nível.
5º Nível
Aqui nesse nível, a empresa tem em sua cultura organizacional, a transformação digital ilimitada. Ou seja, ainda não podemos confirmar que esse seja o último nível de maturidade de um negócio.
No entanto, as empresas que atingem esse patamar, têm a evolução como uma constante em seus negócios. Sendo assim, as empresas que possuem esse DNA tendem a inovar com frequência, pensar em novos produtos e serviços e se adequam e criam novas necessidades para o seu setor, com muita facilidade.
Como avançar nos níveis de maturidade digital?
Antes de mais nada, é importante levar em conta que a transformação digital é um processo totalmente adaptável. Por isso, não existe uma fórmula pronta para implantação em todas as empresas.
Cada caso deve ser estudado com cuidado, para que sejam analisados todos os detalhes a serem trabalhados. Ainda assim, a cultura da empresa deve ser a base para essa transformação.
Por isso, para avançar nesse processo, é necessário aplicar as ações estratégicas, de acordo com os valores da empresa e a gestão de pessoas do negócio.
Quais as vantagens da maturidade digital nas empresas?
Essa estratégia, que é aplicável às pequenas, médias e grandes empresas, pode trazer aos negócios, uma série de benefícios práticos. Os quais:
Redução de custos
Em especial, os operacionais. Isso porque, o uso da Inteligência Artificial é capaz de orientar as melhores tomadas de decisão, com base em dados seguros.
Assim, projetos de automação e expansão dos negócios são feitos com base em informações seguras. Além disso, reduz-se riscos e erros nas rotinas operacionais.
Não obstante, gestores encontram na transformação digital, uma oportunidade para delegar atividades mais estratégicas e criação de projetos além do uso cultural do Data Driven.
Posicionamento mercadológico mais atraente
Quando as empresas atingem um nível significativo da maturidade digital, automaticamente, ela se destaca entre seus concorrentes.
A partir disso, novos parceiros, investidores e clientes passam a ser atraídos por ela e, como consequência, seu market share se expande.
Por isso, a maturidade digital é um assunto que deve fazer parte da rotina corporativa e da gestão do negócio, constantemente.
Crescimento sustentável
Por fim, podemos citar o crescimento sustentável e, esse é a soma de diversos benefícios. Isso porque, consiste em promover a inovação tecnológica, a entrega de trabalhos com mais qualidade, a preservação de materiais e humanos e cuidados sociais.
Portanto, é fomento da maturidade digital, o uso de energias renováveis, da construção de uma cultura organizacional de expansão consciente e de edifícios inteligentes.
E então, qual é o nível de maturidade digital da sua empresa? Nessa matéria, você pode aprender sobre algumas soluções importantes para garantir a transformação tecnológica e atingir ótimos resultados.
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