A Transformação Digital se tornou essencial para qualquer empresa que queira se manter competitiva no mercado. A adoção de novas tecnologias ajuda as empresas a prosperarem. Esse novo modelo de economia digital tem levado boa parte das corporações a mudarem completamente suas estratégias e investimentos.
Assim, a tecnologia nunca foi tão acessível e necessária no mundo corporativo como nos dias de hoje. Porém, é preciso implementar novas tecnologias e contar que com pessoas cada vez mais conectadas, temos riscos associados, sendo necessário cada vez mais, ter uma estratégia bem estruturada de gestão da TI, bem como:
- O fácil acesso à internet;
- A Nuvem;
- Os robôs;
- E Internet das Coisas (IOT) são exemplos de como as novas tecnologias e a inovação se tornaram parte do cotidiano corporativo.
De acordo com o 14º Relatório Anual Sobre Segurança da Infraestrutura Global da Netscout, os ataques à Infraestrutura das empresas dobraram de 2017 para 2018 e o número de ataques a serviços SaaS triplicou. Além disso, o Brasil tem o maior índice global de ataques DDos multicamada e o segundo maior custo de hora de downtime no Mundo.
Ataques como esses podem causar grandes prejuízos financeiros e impactos ligados à credibilidade da marca.
Neste artigo, vamos falar em como esses riscos abrangem todos os tipos de negócio, principalmente as PMEs, que acreditam que estão protegidas e como a sua empresa pode evitar incidentes e emergências em TI diante deste universo virtual.
Emergências em TI acontecem em todas as empresas!
As emergências e os vários tipos de incidentes ligados a TI não são um “privilégio” para empresas de grande porte. Isso é uma “lenda urbana” criada por profissionais que imaginam que problemas de TI só acontecem com as empresas de grande renome nacional ou internacional.
Cenários de incidentes podem nos mostrar problemas críticos na infraestrutura e na rotina produtiva de empresas, tanto de grande, como de pequeno e médio porte (PMEs), exemplos:
- Problemas no hardware;
- Rede instável;
- Dificuldade de acesso a sistemas internos;
- Lentidão da internet;
- Outros tipos de dificuldades do cotidiano corporativo prejudicam diretamente os resultados e processos produtivos de empresas de qualquer tamanho ou segmento.
O que notamos frequentemente é que as pequenas e médias empresas (PMEs) normalmente não dão a importância necessária para a gestão da infraestrutura de TI, deixando assim de prevenir potenciais problemas.
Este tipo de situação acontece porque as PMEs contam com poucos profissionais de TI e, muitas vezes, por falta de conhecimento, acreditam que terceirizar essa gestão, pode ser caro demais (e isso é um grande engano).
Dicas de como evitar que emergências de TI aconteçam
Poderíamos criar um material sobre como evitar que as emergências de TI aconteçam nas empresas, no entanto, optamos por listar 3 dicas essenciais para qualquer negócio:
1- Invista em um parceiro que gerencie a sua infraestrutura de TI
Cada vez mais as empresas tendem a utilizar a terceirização de serviços de TI para atividades operacionais e estratégicas das organizações. Essa tendência vem crescendo exatamente porque os benefícios são inúmeros e os problemas para as empresas só diminuem.
O investimento em uma empresa de serviços gerenciados, garante que a infraestrutura da sua empresa seja sempre monitorada, garantindo assim a prevenção de situações emergenciais e aumentando a segurança.
Essa prevenção acontece através:
- De monitoramento do ambiente de servidores rede e estações de trabalho;
- Atualização de Sistema Operacional;
- Controle de Licenças;
- Antivírus gerenciad;
- Suporte remoto;
- Backup em nuvem, entre outros.
Quando a sua empresa investe em um parceiro de serviços gerenciados, a sua equipe de TI ficará focada no que gera rentabilidade no seu negócio e apoiará estrategicamente o core business, enquanto a empresa terceirizada é a responsável por atividades operacionais e de monitoramento.
2- Cuide dos problemas de infraestrutura de TI e evite incidentes
Os incidentes de TI são paralisações, lentidões ou interrupções não esperadas de um determinado serviço de TI que pode acontecer em qualquer empresa.
Por exemplo, se em um determinado dia os colaboradores da sua empresa reclamam que os e-mails estão demorando para sincronizar, provavelmente é um sinal.
Para um incidente acontecer é necessário entender a raiz do problema, que normalmente está associada à infraestrutura de TI.
É essencial que a gestão da infraestrutura seja planejada e bem monitorada, garantindo que o seu negócio não deixe de faturar por problemas básicos.
Você já se perguntou qual o real custo para a sua empresa quando há a indisponibilidade de TI?
3- Evite riscos de privacidade e crie políticas de segurança
Por falta de conhecimento e falta de informação, os colaboradores podem ser os principais alvos de ataques, quando o assunto é segurança da informação. Criar políticas de segurança para que todos da empresa apliquem é muito importante para proteger o seu negócio.
Existem alguns ajustes específicos que as organizações precisam fazer para evitar riscos de privacidade e conformidade em relação ao uso de diferentes recursos de tecnologia:
- As configurações básicas de dispositivos, precisam ser desativadas, pois armazenam informações confidenciais, e muitas vezes sensíveis, sobre, dados corporativos, senhas, contratos, criando assim, uma porta aberta para potenciais invasores. E a maioria das empresas não sabe disso, principalmente as pequenas e médias corporações.
- As configurações do histórico de localização devem ser desativadas, pois podem apresentar informações úteis para ataques de roubo de dados por hackers que empregam estratégias de engenharia social.
Então, o que é fundamental para evitar incidentes e emergências em TI?
Como conclusão, percebemos que a segurança da informação e a infraestrutura de TI ganharam muita importância nesse novo cenário de Transformação Digital.
As PMG precisam fazer mais para se prepararem para as diversas situações emergenciais que podem surgir com a adoção de novas tecnologias.
A participação de especialistas em segurança da informação e gestão de ativos de tecnologia tem sido fundamental para formular e implementar novas estratégias e evitar incidentes em TI para as empresas.
Desta forma, a prevenção ainda tem sido o melhor caminho para evitar problemas de TI, e a parceria com empresas de tecnologia, especializadas tem sido vital para minimizar os riscos e impactos nos negócios.
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