Os recursos de TI são cada vez mais essenciais em qualquer tipo de negócio. Um exemplo é o NOC. Antes, com presença obrigatória nos setores de tecnologia e informação de grandes empresas, o serviço está se instalando em alta velocidade em médios e pequenos negócios.
São vários os motivos para esse crescimento da presença do NOC. Os principais são a disponibilidade e a estabilidade da infraestrutura de rede, segurança e rápida resolução de problemas, contando ainda com um enorme esforço de prevenção.
Com o avanço tecnológico constante, aliado ao aumento das demandas, o NOC já ocupa o lugar de ativo valioso para manter as operações de um negócio. Quer conhecer mais sobre essa solução? Nós explicamos:
O que é NOC?
O NOC (Network Operation Center) é um Centro de Operações de Rede. Ou seja, um local dedicado à gerenciar uma rede inteira de uma empresa. É quando profissionais especializados monitoram todo o ambiente de TI. Assim como, computadores, redes wireless e com fio, banco de dados, servidores, gateways entre outros são protegidos 24 horas por dia, 7 dias por semana.
De certa forma, é possível dizer que tudo que está conectado à rede passa a fazer parte do guarda-chuva de segurança do NOC.
Como ele funciona?
No NOC, todo o processo de gestão de TI e monitoramento é realizado por equipes certificadas, em uma central de operações própria, que pode ser interna ou terceirizada. Esses processos contam com ferramentas específicas para gerenciar o ambiente de TI, criar relatórios e soluções eficientes contra qualquer ameaça de falha.
Através do NOC, a hierarquia de processos garante que cada ação seja especialmente calculada e planejada, proporcionando maior eficiência. Um dos motes do NOC é a produtividade.
Geralmente, o NOC possui um protocolo específico de atendimento (SLA) que determina como o trabalho dos profissionais deve ocorrer. Portanto, a equipe age de forma ágil dentro de seu SLA, garantindo todos os níveis de segurança para a rede da empresa.
A importância da implantação do NOC
A gestão de TI, quando auxiliada pelo NOC, possui maior visibilidade dos processos. Problemas, falhas, ameaças de vírus e malwares são facilmente identificados de antemão e, eliminados. Ou seja, para o NOC, manter a estabilidade produtiva dos ambientes digitais do cliente é essencial.
A vantagem
Através do NOC é possível entender quais são os pontos fortes e, principalmente, as oportunidades de melhoria na rede.
Ou seja, para a empresa, o NOC é um recurso que ajuda dimensionar investimentos com eficiência, sem apelar para soluções incompatíveis ou que não servirão às reais necessidades.
Sem contar que a empresa libera sua própria equipe interna de TI para focar em questões estratégicas do negócio. Afinal, todo suporte e monitoramento é de responsabilidade cargo da equipe de NOC. Esse é um dos fatores que mais leva pequenas e médias empresas a adotarem este tipo de serviço em seus planejamentos.
Como dissemos no começo desse artigo, há alguns anos, o serviço era crucial nas grandes empresas, que precisavam de uma solução robusta para sua rede. Geralmente, esses negócios possuíam infraestruturas de TI muito complexas, mas pouco interligadas. Portanto, era necessário manter tudo em ordem através de um serviço de gerenciamento desse tamanho.
Atualmente o NOC já figura em empresas de menor porte, pois garante que os serviços digitais dela se mantenham estáveis. Essa condição é crucial para que os negócios atuais — e, provavelmente, futuros — funcionem.
Como o NOC pode ajudar a sua empresa
O NOC age de diversas formas, consequentemente, impactando a rotina de uma empresa ao melhorar vários pontos específicos do ambiente digital. O ganho de eficiência, segurança, redução de custos e estabilidade vem de ações como:
- Diminuição de interrupções e quedas na rede, potencializando a produtividade geral;
- Manutenção ativa e detecção precoce de falhas de segurança, estabelecendo uma rede 100% segura;
- Economia de tempo, o que ajuda nos negócios e também na redução de custos;
- Coleta de dados realizados automaticamente, agregados em relatórios detalhados e assertivos;
- Proatividade na resolução de problemas, já que a equipe está em constante monitoramento.
Todos esses pontos cooperam para maiores índices de satisfação dos usuários, porque estarão livres de pequenos problemas (especialmente o setor de TI, quando o serviço é terceirizado) para executar suas tarefas.
As vantagens da terceirização do NOC
O mercado se move de forma constante e nem todas as empresas conseguem acompanhar o ritmo. Ainda mais com a limitação da área de TI, que não está preparada para assumir maiores demandas de suas capacidades.
Assim, algumas empresas ainda escolhem utilizar o NOC internamente, mas a terceirização é uma boa opção para as companhias que buscam e necessitam de menores custos e foco completo da equipe interna.
O NOC terceirizado possibilita que as companhias entendam e trabalhem dentro das suas limitações, potencializando resultados atuais. Além disso, elas passam a compreender exatamente quais investimentos devem ser feitos para, de forma escalável, melhorar sua infraestrutura de TI.
Serviços como o NOC atuam no âmbito operacional e de suporte, garantindo que a empresa atue 100% em busca de melhores resultados, focando esforços em seu core business.
As vantagens do NOC atraem empresas de todos os tamanhos, prontas para abraçarem um crescimento escalável e modernizarem seus processos. Sente que a sua precisa do mesmo? Por fim, fale com nossa equipe de especialistas!
E continue aprendendo mais sobre o mercado e as soluções de TI em nosso blog!