Cada vez mais, o setor de TI está ligado à estratégia de negócio e ao sucesso das empresas. Na verdade, não é exagero dizer que a evolução de um, instiga o desenvolvimento do outro. Isso porque, sem uma boa gestão de infraestrutura de TI, não há como conduzir um negócio ao sucesso.
Por mais que grande parte das empresas já tenha seu próprio setor de TI criado e estruturado, é importante ressaltar que não basta apenas sua existência para ser estratégico. Nos dias de hoje, contar com um setor de TI que está focado apenas em prestar suporte, como tarefa exclusiva do trabalho, já não faz mais sentido.
A gestão de infraestrutura de TI deve se expandir, provar seu valor estratégico para a empresa e ajudar a melhorar os resultados. O departamento de TI deve focar em buscar soluções para otimizar o negócio.
Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre a evolução desse setor, sua importância na atual realidade das corporações e quais as ferramentas são essenciais para torná-lo combustível do crescimento de uma empresa. Confira!
Os principais desafios para realizar uma boa gestão de infraestrutura de TI
Não faltam exemplos sobre como o mau uso de uma infraestrutura de TI pode ocasionar grandes prejuízos às empresas. Desde um pequeno problema, como a indisponibilidade da rede por algumas horas, até mesmo algo grande, como o sequestro de dados valiosos do seu sistema.
Todo sistema de tecnologia e digital deve ser cuidado, gerenciado e inspecionado, e talvez esse seja o grande desafio das empresas, que muitas vezes acham que estão fazendo uma gestão efetiva, e na verdade não estão.
Cada parte do ambiente parece ser dividido em vários setores únicos, como: banco de dados, rede sem fio, softwares para um ou mais setores, hardwares e mesmo o suporte. Todos eles suscetíveis a problemas como:
- Vazamento de dados, que pode gerar multas conforme a LGPD e a depreciação da marca;
- Atrasos tecnológicos que atrapalham a competitividade, pois não atualizar softwares e hardwares para versões recentes pode afetar muito a qualidade dos serviços e afetar diretamente a segurança da informação;
- Não criar um plano de recuperação e segurança para desastres (disaster recovery), pode ocasionar na perda de arquivos, dados e mesmo projetos inteiros;
- Conexão sem estabilidade, que afeta tanto o andamento produtivo dos setores, comprometendo o andamento dos projetos, trocas importantes de e-mail, reuniões ou ligações, ou seja, reduz a produtividade da equipe,
- Falta de uma central de gerenciamento para prever potenciais problemas que possam ocorrer e evitar problemas proativamente.
Então, como realizar uma gestão de infraestrutura de TI de forma integrada e eficiente?
Como implementar uma boa infraestrutura de TI
Antes de entrar na etapa prática, é preciso realizar um profundo diagnóstico da sua infraestrutura de TI atual, encontrando os pontos de melhoria e mapeando as necessidades de cada área. Assim, é importante responder questões como:
- Quais softwares são necessários na minha empresa?
- Como a equipe usa os ambientes integrados de rede?
- O banco de dados fica protegido na cloud?
- Qual o dimensionamento ideal para sua infraestrutura de TI?
- Possuo uma gestão dos meus ativos de software e hardware?
- Tenho plano para disaster recovery?
Nesse estágio, é importante focar na escalabilidade tecnológica que sua infraestrutura de TI deve possuir. Ou seja, ela deve ser projetada para acompanhar o crescimento do seu negócio, capaz de suprir as demandas atuais e futuras de desempenho.
Para uma avaliação mais detalhada, a ajuda de parceiros especializados pode ser valiosa e essencial. Contar com profissionais capacitados reduz os riscos, melhora questões relacionadas ao suporte e ainda facilita a escolha de fornecedores de qualidade.
As vantagens da utilização de ferramentas para gerenciar a infraestrutura de TI
Uma vez que a infraestrutura de TI esteja planejada, é hora de repensar como será feita a sua gestão.
Atualmente, há diversas práticas para otimizar o ambiente de tecnologia e que facilitam a resolução de problemas. Uma delas é priorizar o uso de ferramentas específicas para a gestão de infraestrutura de TI.
O ponto positivo desse método é a redução de custos, pois as ferramentas são capazes de desempenhar e automatizar várias funções.
Hoje em dia, algumas das ferramentas digitais para compor a infraestrutura de TI são para:
- Prevenção de falhas: Ferramentas específicas para gerenciar antivírus e extensões que protegem toda navegação na Web.
- Melhora no desempenho: A automação é o grande segredo para a melhoria do desempenho, já que ferramentas específicas atuam de forma multi-tarefa, guiadas por dados ou programação específica.
- Redução de custos: Ferramentas que seguem o modelo SaaS são amplamente utilizadas, pois geram uma grande economia referente à licenciamentos, inventários e gestão do software.
- Potencialização da vida útil dos equipamentos: Com relatórios constantes sobre desempenho, é possível conservar a durabilidade de equipamentos, evitando problemas como superaquecimento, desgaste ou obsolescência.
O movimento deste tipo de investimento é tão amplo que, segundo a IDC, até 2022 quase US$ 380 bilhões serão gastos com TI. Portanto, é essencial garantir uma boa gestão de infraestrutura de TI para seu negócio, a fim de se manter competitivo no mercado.
As principais práticas para o bom gerenciamento de TI
Manter sua TI em pleno funcionamento é a principal missão, garantindo estabilidade de rede e segurança para os dados. Alguns recursos específicos ajudam as empresas a chegar em tal nível de gerenciamento, como:
Monitoramento de recursos da rede
Programas que façam uma varredura do ambiente de rede da empresa, garantindo uma conexão estável e protegendo contra eventuais riscos.
Criptografia de dados
Uma solução que protege informações, garantindo que apenas um receptor tenha acesso a elas com o uso de uma chave específica. É um recurso valioso para proteger contratos e informações financeiras, por exemplo.
Backup
O que não pode faltar em uma empresa. O backup é uma solução que garante uma cópia de todos os arquivos em uma banco de dados, por exemplo. Assim, caso ocorra um desastre, todas as informações estarão à salvo e a empresa não sai perdendo.
Armazenamento Cloud
Essencial para empresas que buscam escalabilidade e economia, o armazenamento cloud concentra seu banco de dados em uma infraestrutura independente, ágil e segura, sem a necessidade de utilizar hardwares.
Serviços Gerenciados
Para negócios que buscam focar todo seu time em questões estratégicas, há a possibilidade dos serviços gerenciados. Dessa forma, as empresas contam com parceiros que disponibilizarão um time extremamente capacitado para lidar com as demandas de TI.
Software para o gerenciamento de tickets de Help Desk
A organização do seu time de Suporte é essencial para a resolução rápida de problemas. Por isso, um software para o gerenciamento de tickets de Help Desk é a melhor escolha, organizando as demandas e agilizando todo processo de resolução.
Com tudo definido, basta dar início à execução do seu planejamento de TI. Com certeza, com todos esses pontos cobertos, é possível que sua gestão de infraestrutura de TI seja um sucesso.
E a sua empresa? Conta com parceiros para garantir que a gestão da infraestrutura de TI esteja sendo realizada de forma otimizada? Entre em contato conosco, que poderemos lhe ajudar.