Anos atrás, a área de TI era encarada como um ativo importante para a empresa. Ela evitava algumas dores de cabeça, encarregando-se do suporte técnico, e realizava algumas atividades rotineiras, como atualização de softwares, por exemplo. No entanto, foi quando o conceito de Gestão de TI apareceu que esse cenário mudou. Então acompanhe neste artigo como a Gestão de TI pode ajudar na sua empresa.
Se antes o setor de TI era importante para o andamento do negócio, agora ele se tornou essencial para o seu sucesso.
Hoje, a TI contribui com atividades rotineiras – e muito mais. Ela assumiu uma posição estratégica em relação aos objetivos da empresa, utilizando de seus recursos para promover um crescimento escalável, buscando não apenas a otimização de processos, mas uma melhora constante nos resultados do negócio.
Esse é o objetivo de uma Gestão de TI bem-feita.
Como ter uma Gestão de TI estratégica?
A melhor estratégia de uma Gestão de TI é no que diz respeito ao cuidado pelos dados digitais da companhia, assim como seu ambiente digital, recursos e equipe, garantindo o funcionamento de todas as operações.
Para uma Gestão de TI otimizada é preciso que toda equipe esteja alinhada com os objetivos da companhia. Assim, o setor contribui com a criação e desenvolvimento de projetos que ajudem a companhia a alcançar as metas pré-estabelecidas.
Porém, mesmo com a teoria, muitos CEOs e gestores ainda não sabem se investir na Gestão de TI é uma boa ideia. Muitas vezes, eles entendem a importância, mas infelizmente só conseguem ter uma dimensão exata apenas em casos de emergência ou extrema dor, quando por exemplo a infraestrutura se torna instável ou processo é impactado por um TI ineficiente refletindo nos resultados.
Então, afinal, como a gestão de TI pode ajudar a sua empresa, de forma prática? Quais ferramentas uma gestão moderna oferece para melhorar sua operação, de ponta a ponta?
Respondemos essas e outras questões logo abaixo. Continue lendo!
Por que a Gestão de TI pode ajudar a sua empresa?
Um estudo recente da Gartner revelou que os gastos globais com TI aumentariam cerca de 3,2% em 2019.
À primeira vista, o dado não impressiona. Porém, esse aumento significa cerca de US$ 3,7 trilhões investidos em TI só neste ano.
Mas o que esse número quer dizer?
Em linhas gerais, que as empresas já sabem que a TI é um dos braços estratégicos da empresa. Por isso, investir na área significa retorno certo e crescimento escalável.
Tudo isso é um reflexo da cultura de Gestão de TI que se instalou nas corporações. Elas enxergaram que, hoje em dia, com movimentos como a Transformação Digital, os recursos digitais e de tecnologia da informação se tornaram cada vez mais importantes para suas operações.
Principalmente porque, com a modernização do setor de TI e seu protagonismo nas questões estratégicas, a corrida com a concorrência se acirrou. Além disso, o mercado inteiro mudou – de forma que, do dia para a noite, uma empresa no mesmo ramo pode surgir e se tornar líder do segmento, oferecendo soluções inovadoras para o mercado.
Portanto, uma empresa precisa estar alinhada com a Gestão de TI para que seus produtos ou serviços não se tornem obsoletos, e que seus processos sejam otimizados de forma contínua.
O grande desafio de hoje é acompanhar as necessidades da demanda – que crescem, evoluem, mudam.
Benefícios de uma Gestão de TI eficiente
- Controle de dados
A quantidade de dados que cada processo gera é absurdo. Para as empresas, isso representa uma oportunidade de ouro: tornar o negócio data-driven. Ou seja, movido pelos dados.
Com uma Gestão de TI eficiente, esse passo é possível, pois o setor trata de identificar quais os melhores softwares para ajudarem na questão, extraindo dados relevantes, organizando-os e retirando deles os caminhos para o crescimento.
Dessa forma, a empresa está um passo à frente do mercado, recebendo insights valiosos direto de seus clientes e processos internos, o que possibilita a criação de soluções inovadoras e torna a tomada de decisões muito mais eficiente.
- Foco no core business
Apesar de parecerem simples, questões de suporte podem ser uma verdadeira dor de cabeça para o setor. Uma boa Gestão de TI possui o mindset e recursos necessários para que a parte operacional seja automatizada e otimizada.
Assim, é possível que os talentos da equipe de TI foquem maior parte do seu tempo criando soluções que verdadeiramente impactem os resultados da empresa.
- Redução de custos
A Gestão de TI eficiente atua em várias frentes na empresa, o que se traduz em máxima produtividade e uma redução significativa nos erros de planejamento, execução e análise. Isso é possível por meio de recursos como softwares de monitoramento.
Dessa forma, é possível manter todo ecossistema digital da empresa sob cuidados, evitando erros que ocasionariam em custos, perda de qualidade e de produtividade.
As ferramentas de gestão de TI que ajudam o seu negócio
Para que a Gestão de TI desempenhe seu papel estratégico, alguns softwares foram criados com o intuito de ajudar na administração, cumprindo funções variadas de análise e automatização. Conheça alguns tipos:
- Monitoramento de recursos
O ambiente de rede e digital de uma empresa é um ativo importante para o dia a dia corporativo, por isso, medir seu desempenho é tão essencial.
Com um software próprio para a tarefa, é possível analisar todos os aspectos relacionados à Infraestrutura de TI da empresa: sua segurança, performance, conexão e muito mais.
Com essa ferramenta, a equipe é capaz de obter relatórios completos sobre o ambiente de redes da empresa, monitorando suas falhas e identificando pontos de melhoria.
- Backup e armazenamento cloud
A solução de cloud computing é uma alternativa cada vez mais popular nas empresas, especialmente por conta de seus benefícios em relação à métodos mais antigos.
Uma solução que gerencie seu banco de dados na nuvem garante maior segurança dos arquivos ali armazenados, controlando acessos e realizando backups periódicos para manter a integridade dos seus dados.
- Gestão da rede
Monitorar as condições de rede e encontrar soluções para isso é a tarefa de softwares de gestão de rede. Dessa forma, a produtividade da sua equipe não é afetada, nem compromissos como reuniões e calls, por exemplo.
- Software de gestão de tickets
Auxiliar no dia a dia do TI é uma tarefa essencial para a gestão que busca tornar o setor mais estratégico. Por isso, um software de help desk, que organize os pedidos de suporte com tickets, é uma ótima alternativa de organização e redução de custos.
Além disso, é possível monitorar a produtividade e eficiência da equipe.
- Ferramentas para a gestão de produtividade
Agora, em questão de produtividade em si, alguns softwares atuam de forma ampla, monitorando todo o trabalho do profissional.
Ou seja, a ferramenta proporciona uma análise aprofundada do dia a dia da equipe, observando quais pontos prejudicam a produtividade pessoal ou do grupo (como acesso à sites, pausas muito longas etc.).
Normalmente, esse tipo de software também oferece algumas possibilidades, como a restrição de acesso à certos sites.
Confie em quem entende do assunto
E então, viu como a Gestão de TI pode revolucionar seu negócio e impactar diretamente nos seus resultados – e no futuro da sua empresa?
Caso queira entender como implementar uma Gestão de TI pode ajudar a sua empresa, fale com nossos especialistas!