Como gerenciar efetivamente um time de suporte remoto

Gerenciar uma equipe de suporte remoto antes de 2020 já era uma tarefa desafiadora, porém, quem iniciou o trabalho remoto sem a devida preparação e treinamento encontrou ainda mais obstáculos nesta jornada, então trouxemos o questionamento: Como gerenciar efetivamente um time de suporte remoto?

Em 2022, dados divulgados em março pelo IPEA apontam que atualmente o trabalho remoto está presente em 16,7% dos escritórios.

É de conhecimento geral que o trabalho remoto tem grandes vantagens, como mostra o estudo da Airtasker:

  • Aumento de produtividade dos colaboradores;
  • Ganho em custo-benefício para as empresas e os funcionários;
  • Maior possibilidade de colaboração.

Porém, para que tudo isso tenha o efeito esperado, é preciso ter uma palavra-chave muito clara: Comunicação!

A comunicação é uma das principais adversidades encontradas na hora de gerenciar um time de suporte remoto.  Deve-se estabelecer um senso de unidade e trabalho em equipe mesmo quando a comunicação não possa ser feita pessoalmente, mantendo a comunicação clara e eficaz com outros membros da equipe e com clientes, oferecendo o suporte da melhor forma disponível.

Nos últimos meses, aperfeiçoamos nosso gerenciamento do time de suporte remoto, através de ferramentas como serviços gerenciados e queremos compartilhar nossas experiências e ensinamentos aprendidos.

Confira algumas dicas que podem ajudar.

Aproveite plataforma de mensagens

Como reforçamos anteriormente, a comunicação é uma das principais formas de manter o contato remotamente, então, recomendamos aplicativos que podem realizar isso com diversas ferramentas:

  • Microsoft Teams – um dos mais conhecidos do mercado, possui diversas ferramentas que facilitam a comunicação com reuniões, salas e formas descontraídas como emojis e gifs. Além disso, possui planos gratuitos.
  • Slack – também bastante popular, utilizado para compartilhamento de mensagens e arquivos e possui a opção de 10 mil mensagens totalmente gratuito.

Crie diretrizes e credenciais de segurança

Ao escolher um desktop remoto para suporte de TI ou software de suporte remoto, reserve um tempo para avaliar as credenciais de segurança da ferramenta que você usa. Criptografia avançada, autenticação de vários fatores e permissões de vários níveis são recursos essenciais de segurança.

Adote uma ferramenta de help-desk

Muitos “help desks” podem ajudar sua equipe a evitar a sobrecarga  de e-mail, como filtrar e marcar solicitações além de estabelecer responsabilidades e relatar o sucesso de sua equipe com facilidade.

Você pode conferir outras 7 dicas no nosso Guia: Como gerenciar efetivamente um time de suporte remoto

A Qualiserve trabalha com as melhores ferramentas do mercado e está pronta para auxiliar e implementar as mesmas soluções no seu negócio! E acima de tudo, possui um nível de 90% de NPS (Net Promoter Score) de satisfação com nossos clientes.

Atuamos com tecnologia há mais de 17 anos e somos certificados nas melhores empresas do mercado, como Microsoft e SolarWinds. Em 2020, fomos eleitos “Best Technical Expert 2020: Remote Monitoring and Management – LATAM” pela SolarWinds, pela aplicação e boas práticas nas implementações de monitoramento remoto e serviços gerenciados.

Neste  guia te mostraremos as 10 regras para gerenciar efetivamente um time de suporte remoto, mas podemos adiantar que contar com um com um parceiro experiente e um dos principais players da América Latina quando o assunto é serviço gerenciado ou plataforma colaborativa aumentará a produtividade organizacional do seu negócio com escalabilidade e segurança.

Interessado? Siga o link a seguir, baixe o nosso material especial e converse com a gente para entender como podemos auxiliar no dia a dia do seu setor de TI.

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *